Bem vindos

esperamos que gostem das nossas receitas!
Todas as receitas aqui publicadas podem ser usadas noutros blogs, desde que coloquem o link da nossa receita.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dourado enterrado

- 01 Dourado de pelo menos 03 kilos

temperar com
- Vinho Branco seco
- Manteiga
- Sal
- Limão

Farofa para rechear o peixe

- Farinha de milho

temperar com
- Manteiga
- Azeitonas pretas picadas
- Tomates picados
- Salsinha e Cebolinha

Para o preparo deste delicioso peixe, há necessidade de um bom espaço em um quintal de uma residência, ou mesmo em uma chácara ou similar, pois o peixe é assado dentro de um buraco feito no chão (de terra), onde deverá ser colocada bastante lenha para queimar, até que toda a lenha vire brasa e o local atinja uma temperatura suficiente para assar o peixe.
O buraco feito no chão de terra deve ter no mínimo 50 cm de profundidade, 60 cm de l comprimento e 30 cm de largura ou um tamanho equivalente ao tamanho do peixe, respeitando-se pelo menos a medida da profundidade.
Reservar a terra que foi retirada de dentro do buraco para posterior utilização.
Pelo menos 2 horas antes de colocar o peixe para assar, colocar lenha de boa qualidade para queimar dentro o buraco, alimentando o fogo durante todo o período.
O peixe estando pronto e temperado para assar, untar com manteiga e envolver com bastante papel alumínio, suficiente para cobri-lo todo.
Protegê-lo com duas telhas amarradas (como se fosse um tubo) com uma alça de arame, afim de facilitar a retirada do peixe de dentro do buraco.
Neste ínterim, retirar com uma pá, metade da brasa que estiver queimando dentro do buraco (nesse momento já não terá mais lenha queimando e sim somente brasas), colocar o peixe dentro do buraco, tomando certo cuidado com o calor , colocar o restante das brasas sobre o peixe e cobrir com a terra que ficou reservada na abertura do buraco.
Aguardar o peixe assar durante um período de pelo menos 1 hora e meia.
Retirar a terra que cobriu o buraco com bastante cuidado, retirar o carvão que sobrou das brasas e finalmente retirar o peixe com o auxílio da alça de arame, sempre com cuidado com o calor.
Soltar as telhas e retirar com cuidado o papel alumínio. Está pronto !!
Você assou um peixe no forno mais antigo da Terra!!

Servir com arroz branco



Milhares de receitas em http://pt.petitchef.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue