Bem vindos

esperamos que gostem das nossas receitas!
Todas as receitas aqui publicadas podem ser usadas noutros blogs, desde que coloquem o link da nossa receita.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Empadão de bacalhau de Natal



É um bacalhau cozido e lascado, alourado no forno, em camadas alternadas com cebolada, batatas, couve e ovos cozidos, sendo a última de batata coberta com maionese. É acompanhado de legumes cozidos.

60 min.
medio
médio
4 pess.

Ingredientes

bacalhau demolhado 3 postas
batatas 6 und.
couves portuguesas 2 und.
cebolas 3 und.
alho 6 und.
ovos 3 und.
azeite 2.50 dl
vinagre 1 col. sopa
mostarda 1 col. sobremesa
sal e pimenta q.b.


Como fazer Empadão de bacalhau de Natal

1
Descasque as cebolas e os alhos e corte-os às rodelas muito finas. Separe as folhas das couves, lave-as e retire-lhes os talos mais duros. Numa panela ponha água temperada com sal e quando ferver junte as couves deixe cozer deixando-as um pouco rijas.
2
Lave muito bem as batatas e coza-as inteiras e com casca juntamente com 2 ovos. Coza o bacalhau durante 10 minutos. Escorra-o, limpe-o de peles e espinhas e parta-o às lascas grandes. Enquanto isso, descasque e pique as cebolas e os alhos e leve a cozer em 0.5 dl de azeite só até começar a alourar.
3
Quando tudo estiver cozido proceda da seguinte maneira: pele as batatas, descasque os ovos e corte tudo às rodelas. Escorra muito bem as couves. Prepare a maionese: deite o restante ovo no copo misturador ou numa tigela, junte a mostarda e tempere com sal e pimenta. Adicione o azeite devagarinho e bata com as varas até engrossar e junte depois o vinagre.
4
Num pirex coloque em camadas alternadas, a cebolada, o bacalhau, as couves, as batatas e os ovos. Repita as camadas até acabarem os ingredientes. Espalhe sobre a última camada que deve ser de batata, a maionese e leve a forno aquecido a 200ºC até alourar. Sirva quente.


Fonte: 1001 Receitas de Bacalhau

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue