Bem vindos

esperamos que gostem das nossas receitas!
Todas as receitas aqui publicadas podem ser usadas noutros blogs, desde que coloquem o link da nossa receita.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Bacalhau no forno com pinhões



É um bacalhau às postas, cozido e lascado, alourado no forno envolvido numa cebolada e molho branco com batatas fritas, pinhões e uvas passas sem graínhas. É acompanhado de um esparregado.

75 min.
medio
médio
4 pess.

Ingredientes

bacalhau demolhado 4 postas
batatas 1 kg
azeite e 30 g de banha 1 dl
cebolas 2 und.
gemas de ovo 3 und.
30 g de pinhões e 30 g deuvas passas 60 g
farinha 20 g
leite 4 dl
sal, pimenta e noz moscada q.b.
pão ralado, salsa e sumo de limão q.b.


Como fazer Bacalhau no forno com pinhões


1
Descasque e lave as batatas; enxugue-as e corte-as aos palitos; frite-as mas só até ficarem cozidas. escorra-as em papel absorvente. Coza o bacalhau durante 10 minutos em lume brando. Depois de cozido retire-lhe a pele e as espinhas e parta-o às lascas.
2
Entretanto, descasque e corte as cebolas às rodelas finas; lave, enxugue e pique a salsa; esprema o limão e junte o sumo às gemas e bata-as.
3
Deite num tacho o azeite e a banha, as cebolas e a salsa, e refogue. Quando começarem a alourar junte as lascas de bacalhau e a farinha. Mexa continuamente até tudo ficar bem envolvido. Junte o leite quente e continue mexendo até obter um creme grosso. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Retire do lume e misture as gemas batidas com o sumo de limão a este preparado. Leve novamente ao lume, mexendo sempre, durante 1 minuto.
4
Deite uma colher de sopa de azeite no fundo dum tabuleiro e cubra com uma camada de batatas fritas e uma camada do preparado de bacalhau. Polvilhe com pinhões e uvas passas sem graínhas. Repita as camadas até acabarem os ingredientes. Por último polvilhe com pão ralado e leve ao forno aquecido a190ºC para alourar e sirva de imediato.


Fonte: 1001 Receitas de Bacalhau

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue